Lab. de Microalgas
Para atender pesquisa e produção de moluscos marinhos o LMM tem trabalhado com diversas espécies de microalgas, sendo elas:
- Chaetoceros calcitrans , C. muelleri ,
- Thalassiosira pseudonana – clone 3H ,
- Skeletonema sp.,
- Isochrysis sp –TISO,
- Pavlova sp.,
- Nannochloropsis oculata
- Tetraselmis suecica ,
- Thalassiosira fluviatilis.
As microalgas listadas acima foram importadas do Banco de cepas de Provasoli Guillard National Center for Culture of Marine Phytoplancton (CCMP – USA).
As microalgas são cultivadas inicialmente na sala de cepas sob condições controladas de luz, temperatura e assepsia para proporcionar um crescimento de microalgas rápido e livre de contaminações. Nesta sala trabalha-se com luz fluorescente branca fria, temperatura 18-20ºC e meio de cultura: F/2 Guillard. No massivo, elas são produzidas com sistema de cultivo descontínuo (tipo batch) monoespecífico, passando por tanques intermediários de 100 e 500 L até, finalmente, serem transferidas para volumes maiores de 4000 L. Estes últimos são em tanques internos com luz artificial tipo multi vapor metálico, meio de cultura F/2 Guillard comercial e aeração com CO2. Algumas microalgas também são cultivadas em tanques externos com luz natural.
A capacidade máxima de produção diária é de 20 toneladas de microalgas.
O monitoramento da produção é realizado com coleta de informações diárias permitindo o controle da produção. O registro de dados físico-químicos, qualidade dos inóculos, concentrações celulares e contaminações contribuem diretamente para manter a qualidade e aperfeiçoar o sistema produtivo.